A bomba de vácuo e o venturi desempenham a mesma função: gerar vácuo. Mas eles têm características bem diferentes no que diz respeito ao mecanismo de funcionamento, aplicações e demandas de manutenção. A seguir, você vai conhecer as características de cada um e avaliar qual é a opção ideal para a operação da sua empresa.
Como funciona o venturi?
O venturi é um ejetor de vácuo em formato de tubo. Basicamente, o ar comprimido atravessa um orifício cônico. Quando ele passa da ponta com menor diâmetro para a extremidade de maior diâmetro, a velocidade do ar aumenta e também gera uma queda de pressão, ao mesmo tempo gerando vácuo.
E a bomba de vácuo?
Já a bomba de vácuo é um aparelho maior e mais complexo, capaz de alcançar níveis de vácuo mais altos. Não demanda variações de pressão de ar para funcionar, portanto, não depende de um sistema de ar comprimido.
O custo de aquisição da bomba de vácuo é bem maior em relação ao do venturi. No entanto, a operação com a bomba é bem mais econômica e apresenta uma série de outras vantagens. Vamos conhecê-las!
As vantagens de uma bomba de vácuo
1. Menor consumo de energia
A demanda de ar do venturi é muito maior: é preciso passar 4 vezes mais ar, de um lado ao outro do tubo, para gerar a mesma quantidade de vácuo de uma bomba.
Ou seja: com o venturi, utiliza-se muito mais ar comprimido para fazer o mesmo esforço que uma bomba, consumindo mais energia.
EM NÚMEROS: o venturi consome aproximadamente 75% mais energia do que uma bomba de vácuo. Se um compressor com venturi utiliza 100W, a bomba de vácuo demanda apenas 25W para obter o mesmo resultado.
2. Menos ruído
Graças à maior demanda de ar comprimido, o venturi gera um ruído mais intenso do que a bomba de vácuo.
3. Menor risco de contaminação do produto
O venturi é ligado a um compressor de ar. Por isso, a poeira e o óleo que vêm do sistema vão para o venturi e isso precisa ser contido para não contaminar o produto que estiver em contato. Assim, são necessários componentes periféricos, como filtros.
Já a bomba de vácuo é apenas ligada a uma central de vácuo por tubulações diretas, não apresentando esse problema.
É verdade que o venturi não precisa de manutenção?
Existe um mito de que o venturi é mais vantajoso porque não precisa de manutenção. De fato, não precisa. No entanto, o compressor que integra o sistema para gerar vácuo precisa de cuidados constantes, tanto quanto a bomba de vácuo. Portanto, os esforços de manutenção são praticamente os mesmos, o que pode variar de acordo com os equipamentos utilizados.
Conheça nosso portfólio de bombas e acessórios para sistemas de vácuo e descubra as soluções ideais para a sua aplicação!

Também explica por que a escorva automática da Itubombas com bomba de vácuo tipo diafragma e muito mais eficiente que a concorrência que usa sistema de Venturi na escorva.