Quando um compressor quebra, uma série de custos e transtornos podem prejudicar a rentabilidade e reputação de sua empresa. Prevenir uma parada de produção inesperada, por sua vez, é bem mais simples do que lidar com as consequências de um equipamento danificado.
Veja a seguir uma lista de recomendações para evitar que o compressor seja responsável por uma parada de produção inesperada.
#1 Siga as instruções do manual

Cada modelo de compressor vem acompanhado de um manual relacionando itens a serem verificados periodicamente. É importante seguir essas recomendações, respeitando os prazos estabelecidos para checagem de nível de óleo, limpeza do equipamento, verificação de funcionamento de drenos, substituição de peças, dentre outros cuidados.
#2 Programe manutenções no tempo adequado

De maneira geral, o compressor passa por uma revisão a cada 4 mil horas de funcionamento ou a cada ano de uso, dependendo de qual situação ocorrer primeiro. Por exemplo: um equipamento que roda 8 mil horas por ano, ou seja, em turnos de 24 horas por dia (plena carga), terá sua primeira manutenção logo depois de seis meses. Mas se o equipamento trabalhar apenas em turnos de 6 horas diárias, ou seja, em um regime de 2.000 horas por ano, a manutenção será realizada após um ano de funcionamento. A partir da primeira manutenção, ficará definido se a revisão do equipamento será feita por quantidade de horas trabalhadas (horímetro) ou anualmente.
#3 Faça a manutenção com o fabricante

Só mesmo quem produziu o compressor é capaz de dar toda a assistência que o equipamento precisa. O fabricante possui técnicos que conhecem a fundo os seus produtos e suas necessidades de manutenção. Um profissional sem esse conhecimento, pode deixar de verificar itens importantes, colocando em risco a garantia do bom funcionamento do seu compressor.
#4 Utilize sempre peças genuínas

Assim como o serviço de manutenção, as peças sobressalentes do seu equipamento também devem ser do mesmo fabricante do compressor. Peças não-genuínas não foram dimensionadas especificamente para o seu tipo de compressor e podem não se ajustar corretamente ao seu equipamento. Na substituição por um filtro de ar, por exemplo, você pode comprometer a qualidade da filtragem do ar ao ter optado por uma peça de outro fabricante – que ficou “amassada” dentro do compressor por ser grande demais.
#5 Faça um check-up completo do seu compressor

Além de peças e serviços de manutenção, o fabricante do seu equipamento também pode fazer o check-up completo da sua máquina. Uma análise mais profunda permite acompanhar o consumo de energia pelo compressor, seu nível de vibração e até mesmo se há excesso de umidade na rede de ar.
Boa tarde
Obrigada pelos conteúdos.
Muito úteis na minha didática de aula.
Oi, Bianca. Tudo bem?
Ficamos felizes com o seu contato e estamos sempre abertos ao diálogo.
Bom dia pessoal, estas dicas são muito boas.
Gratoo
Olá, Haroldo!
Esperamos que os nossos conteúdos continuem sendo úteis.
Abraços!
Qual custo teria uma avaliação Energética para 6 compressores Atlas Copco ?
Olá, Helmut!
Precisamos de informações adicionais para atender a sua solicitação.
Um de nossos experts entrará em contato com você, ok?
Abraços!
Com relação ao regime de controle da umidade gerada pelo compressor, como proceder? Somente o secador em si, é capaz de me dar a segurança de um ar mais seco, ou existe mais alguma medida que posso tomar para reduzir a umidade em minha linha de ar-comprimido?