Você sabe como está a distribuição de ar comprimido na sua rede, agora? Conhecer os valores de pressão na rede é importante porque permite um controle do processo de compressão quanto à eficiência e à economia. Qualquer queda ou elevação desnecessária nesse sentido representa uma demanda de mais energia na rede para que seja feita uma compensação.
Por isso, saber a diferença entre a mínima pressão necessária, quanto está chegando ao fim da rede e quanto sai dos compressores, é fundamental.
Esse cálculo pode ser realizado de forma simplificada com a calculadora da Atlas, que tem uso intuitivo. Criada por especialistas, ela ajuda a entender qual é a pressão na sua rede x seu consumo energético. Baixe o aplicativo gratuitamente.
Mas existem outros fatores que influem nesse cálculo, aos quais deve-se estar atento.

É preciso evitar que o compressor opere em alívio, pois nesse estado ele pode consumir até 40% de sua potência nominal, mesmo sem fornecer ar comprimido, ou seja: puro desperdício. Apesar de os equipamentos modernos já contarem com um melhor controle, o resultado final depende da configuração da instalação (máquinas instaladas, demandas e configurações de pressão).

É preciso estar atento aos “ladrões”. Vazamentos, expansões na tubulação (os famosos “puxadinhos” na estrutura sem dimensionar o efeito na rede), atrasos na manutenção e o uso de sistema cascata elevam a pressão de trabalho dos compressores desnecessariamente. Isso altera o consumo de energia.

E por falar em vazamentos, eles podem causar a formação de condensado, o que trava as válvulas pneumáticas e interrompe o funcionamento de equipamentos. Outra consequência possível é a corrosão da parte interna da tubulação, gerando contaminantes e aumentando ainda mais a perda de carga na rede de ar.
Considerando essas variáveis, calcular as diferenças de pressão na rede de ar comprimido significa poder diminuir o consumo de energia com o ajuste da pressão.
Vale lembrar que cada 1 bar de elevação de pressão aumenta em 7% o consumo de energia. Ou seja, reduzir a pressão é uma grande oportunidade para controlar esse consumo.
Conhecido como o maestro da sala de compressores, o AIROptimizer é a solução da Atlas Copco que garante o ajuste de pressão no mínimo possível e evita a operação em alívio.
Parabéns pela publicação inteligente e que nos agrega valores obrigado
Oi, Cilas.
Agradecemos o seu comentário e engajamento na leitura de nossos conteúdos! Fique de olho em nossos próximos conteúdos.