Os sopradores são uma solução sustentável bastante eficiente no tratamento e controle de efluentes industriais. Eles podem reduzir em 30% o consumo de energia de uma ETE (estação de tratamento de efluentes). Isso é possível em função de uma série de fatores relacionados aos sopradores: retroffit, dimensionamento do soprador, altura do tanque, gerenciadores, tamanho correto da bolha, controle da temperatura do ar, quantidade e distribuição adequada de difusores, máquinas preparadas para variação de velocidade e interligação do sensor de oxigênio ao inversor de frequência. O retroffit, por exemplo, controla a vazão de ar, possibilitando maior flexibilidade na variação de oxigênio, o que proporciona economia de energia e ainda reduz e regula a produção de lodo.
Para conhecer melhor todo esse processo, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book Como reduzir o consumo de energia com sopradores. Este material traz um detalhamento, de uma maneira muito clara e objetiva, do modo como se pode poupar energia em todos esses pontos. Além desse mapeamento, o e-book mostra como se dá, na prática, essa economia por meio de um case de sucesso.
Excelente artigo, inteligente e muito bem escrito. Parabéns a toda a equipe por disponibilizar deste riquíssimo material que vem agregar cada vez mais conhecimentos,
Oi, Andressa. Tudo bem?
Agradecemos os seus elogios. Ficamos felizes com o seu comentário.
Fique de olho em nossos próximos conteúdos!