Com a variedade tecnologias de compressor de ar disponíveis atualmente no mercado, essa é uma pergunta feita com frequência. E se formos respondê-la de forma objetiva, diríamos: sim, existe um compressor de ar ideal. Aquele que se ajustar de maneira eficiente às necessidades específicas do seu negócio. Cada atividade vai ter uma demanda diferente e, logo, um tipo de compressor que será capaz de atendê-la. Trocando em miúdos, a escolha da tecnologia deve ser feita com base na aplicação e na quantidade necessária do ar comprimido no processo produtivo.
Se os negócios vão bem e a sua indústria precisa de mais ar comprimido, seria essa a hora de trocar o equipamento por um de vazão maior? Nem sempre. Talvez você precise de um segundo compressor para complementar a oferta do insumo na sua linha de produção. Por isso, é importante que você faça um dimensionamento correto da sua demanda junto ao seu fornecedor.

Muito Bom este trabalho.
Nos dias atuais, estes valores em moeda gerados pelo bom uso e aplicação planejada, torna se muito significativos no custo final de qualquer produto em linha industrial em quase 98 por cento das indústria brasileiras!
Ar comprimido é muito pratico no seu uso durante o processo produtivo, porem se não for bem gerenciado sua aplicação, ele caba sendo um vilão no custo final.
E um dos pontos mais critico que provoca este fator, é a falta de conscientização geral do usuário.
Erros de projetos, e falhas de manutenção, também contribui muito para elevar o custo do M³ durante a utilização no processo produtivo.
Parabéns a equipe técnica da Atlas Copco, pela forma clara como esta as dicas neste trabalho.
Oi Elias, tudo bem?
Ficamos felizes com o seu contato e estamos sempre abertos ao diálogo!
Muito importante, concordo muito como Elias, perfeita colocação! O Usuário deve ter maior conscientização dos processos de manutenção preventiva e e planejamento dos projetos de modo geral.
Agradecemos a sua contribuição, Rubens!