Além de prevenir dores de cabeça no futuro, um bom fornecedor de equipamentos industriais pode se transformar em parceiro de negócio e ajudar a potencializar o crescimento da sua empresa. E não escolhemos parceiros sem uma análise minuciosa, não é mesmo? Confira, a seguir, alguns aspectos que precisam ser considerados nessa decisão.

Domínio das tecnologias disponíveis no mercado
Como especialista, o fornecedor precisa conhecer e dominar as soluções disponíveis no mercado e suas aplicações. Só assim ele poderá saber quais equipamentos são ideais para cada demanda, sempre com foco máximo desempenho, produtividade e redução de custos operacionais.

Conhecimento das necessidades do cliente
Desconfie de qualquer fornecedor de equipamentos industriais que passa um orçamento sem investigar a fundo as necessidades e requisitos específicos da sua operação. Entender com precisão determinadas áreas industriais requer pesquisa de informações para, a partir delas, modelar o escopo de serviços e recursos mais adequados.

Capacidade de oferecer assistência (pré e pós-venda)
É importante que o especialista acompanhe sempre os processos do cliente e tenha uma ampla rede de apoio e assistência técnica para atender às demandas emergenciais com agilidade. Ele deve ser capaz de disponibilizar peças de manutenção e profissionais capacitados para realizá-la sempre que for acionado. Um bom planejamento de atendimento e um time de apoio técnico competente e qualificado são essenciais.

Respeito aos prazos
Os prazos devem ser respeitados sempre, seja na entrega do equipamento ou no cumprimento do serviço de manutenção. O fator tempo é importante, sobretudo, em operações críticas, como o fornecimento de ar comprimido: o processo produtivo não pode ficar esperando por soluções que demoram a chegar.

Ser mais que um fornecedor de equipamentos industriais: ter visão de negócio
Boas oportunidades de negócio para sua empresa também dependem diretamente da capacidade do seu fornecedor em disponibilizar soluções que agreguem valor. Em uma relação sólida de parceria, ele pode sugerir formas de otimizar processos e melhorar sua competitividade. Isso pode se dar com tecnologias inovadoras, softwares de ponta, sempre pensando na excelência dos serviços e dando todo o suporte necessário.

Idoneidade
A reputação do fornecedor de equipamentos industriais deve ser minuciosamente checada. Para isso, pesquise se a empresa tem tradição no que faz e se é comprometida com boas práticas. Hoje a internet facilita muito esse trabalho, pois basta uma busca simples no Google para medir o nível de satisfação dos clientes. Apenas oferecendo um serviço de qualidade com suporte adequado é possível criar relações sustentáveis e duradouras.

Certificações de qualidade
As certificações de qualidade reconhecidas por instituições independentes como a ISO (International Organization for Standardization), por exemplo, são os atestados mais confiáveis de que o fornecedor entrega o que promete. Avalie se o fornecedor de equipamentos industriais oferece os padrões de qualidade mínimo para oferecer o serviço e os equipamentos adequados à sua operação.
A Atlas Copco possui uma ampla linha de compressores de ar de alta e baixa pressão, secadores e acessórios de alta tecnologia para as mais diversas necessidades da indústria.
Conheça nosso portfólio.

Faça um comentário