Você sabe quais são as principais diferenças entre um compressor com inversor de frequência e um compressor que opera em carga / alívio?
Garantir a eficiência energética é um dos pontos primordiais de qualquer atividade fabril. Nesse sentido, contar com a tecnologia adequada para a geração de ar comprimido pode fazer toda a diferença.
No caso das redes de ar comprimido, o ideal é que seu consumo de ar seja proporcional à potência do seu compressor. Além disso, a velocidade com a qual o motor do equipamento funciona é fundamental para estabelecer uma relação ótima entre essas variáveis.
Para entender qual das duas tecnologias responde melhor a esses requisitos, compare suas características, a seguir.
COMPRESSOR CARGA / ALÍVIO
► Neste tipo de equipamento, é preciso definir uma faixa de pressão de trabalho.
► Quando o compressor atinge a pressão mínima estabelecida, ele entra em “carga”, gerando ar comprimido para a rede.
► Ao atingir a pressão máxima, o compressor entra em “alívio”, mas não desliga. Ou seja, mesmo sem gerar ar para a rede, o equipamento se mantém pressurizado internamente e com o motor funcionando, consumindo energia.

CONSUMO DE ENERGIA
Seus grandes diferenciais de regulagem de pressão e seu funcionamento em “alívio” provocam um aumento considerável do consumo de energia.
COMPRESSOR COM INVERSOR DE FREQUÊNCIA
► Trabalha com pressão constante.
► Opera apenas em “carga”.
► Não possui válvula de admissão.
► Possui um inversor de frequência que regula a rotação do motor por meio da frequência e tensões variáveis.
► A velocidade de seu motor elétrico varia de acordo com o consumo de ar comprimido.

CONSUMO DE ENERGIA
Ao utilizar a menor faixa de pressão possível, o compressor com inversor de frequência consome menos eletricidade, além de reduzir as perdas por vazamento.
As soluções Atlas Copco para compressores industriais trazem inovações criadas para atender às mais diversas demandas com eficiência incomparável.
Conheça nosso portfólio!

NA PRÁTICA
O gráfico a seguir ilustra uma referência entre a capacidade do compressor e seu consumo de energia. Perceba que, mesmo em 0 de capacidade, o equipamento com sistema de controle do tipo carga / alívio consome uma quantidade considerável de energia, o que não ocorre no compressor de ar com inversor de frequência.

REDUÇÃO DE 35% NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
O vídeo abaixo mostra como um sistema de controle com inversor de frequência, com a tecnologia VSD Atlas Copco, pode gerar uma economia média de 35% na conta de energia.

Gostamos muito da explicação técnica , onde hoje sabemos quê um INSUMO , muito representativo em Industria em Geral , chama-se o Consumo de Energia Elétrica em relação aos demais insumos na composição da fabricação de um PRODUTO FINAL , daí hoje uma preocupação muito grande em termos de equipamentos elétricos , quê nos traga Eficiência Energética em seu USO .
Onde uso e aplicação do Conversor de Frequência está consagrado em seu USO , como DRIVE operacional , não só em termos de Informações do mesmo ,diante das suas grandezas elétricas e em termos de Consumo Elétrico principalmente .
Oi Hilton,
Agradecemos o seu comentário e engajamento na leitura de nossos conteúdos!