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Pintura industrial: empresa economiza R$714 mil por ano com geração de nitrogênio on-site aquecido

Por meio de uma solução completa de nitrogênio on-site aquecido da Atlas Copco, consumo de tinta na pintura industrial pode ser reduzido em 20%. Entenda como isso é possível.

Por Fernando Rodrigues | Economia, Gerador de Nitrogênio | 0 Comentários | 7 novembro, 2018 | 7
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A redução de custos na pintura industrial é uma conquista que desafia até mesmo empresas líderes nesse tipo de atividade. Uma delas, especializada em sistemas automotivos, recorreu às soluções de geração de nitrogênio on-site da Atlas Copco para aperfeiçoar alguns processos e alcançou uma incrível economia anual de R$ 714 mil reais. Vamos entender como isso foi possível.

POR QUE USAR NITROGÊNIO AQUECIDO NA PINTURA INDUSTRIAL?

A maioria dos sistemas de pintura industrial são alimentados por redes de ar comprimido, que possuem algumas limitações operacionais: em geral, a pressão de ar inadequada na pistola de pintura e as variações de temperatura na aplicação facilitam a ocorrência do chamado overspray.

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Esse efeito que provoca grande dispersão e desperdício de tinta, além de comprometer a saúde do operador, a qualidade do ar e o acabamento dos produtos, gera muita manutenção na cabine de pintura. Já a substituição de ar comprimido por nitrogênio gasoso aquecido proporciona diversas vantagens:

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1. Economia

O nitrogênio viaja duas vezes mais rápido que o ar comprimido, permitindo acionar o gatilho com uma pressão mais baixa. Por isso, reduz o overspray em até 50%, permitindo que os filtros da cabine de pintura durem até 40% mais tempo.

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2.Produtividade

Não há tempo de cura com nitrogênio. Pode-se aplicar as camadas de tinta sem intervalo, em movimentos de ida e volta. Isso salva horas de trabalho por dia, o que implica em mais peças pintadas e menor tempo médio de ciclo.

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3. Qualidade

O nitrogênio é um gás inerte e estável. Isso significa que as moléculas não se expandem ou se contraem como as do ar comprimido: elas têm um tamanho uniforme e proporcionam uma camada mais sólida de tinta. Obtém-se melhor cobertura com menos camadas, o que reduz muito o consumo de tinta.

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4. Segurança

Com a redução da dispersão de tinta, há uma vantagem significativa para a saúde do operador. Além de melhorar as condições do ambiente de trabalho, isso também reduz a necessidade de manutenção dos filtros, por haver menor contaminação nestes e nas áreas da cabine.

CASE: EMPRESA DO SETOR AUTOMOTIVO

► Como era antes

Referência no setor automotivo, a empresa em questão recorria ao ar comprimido para a pintura de maçanetas de carros e passou a utilizar a geração de nitrogênio on-site da Atlas Copco para reduzir os custos do processo.

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► A solução

Para garantir a redução de despesas, a Atlas Copco propôs um sistema completo de geração de nitrogênio on-site aquecido, incluindo:

  • compressores adequados às necessidades da operação (tipo parafuso rotativo com variador de velocidade);
  • sistema de tratamento do ar;
  • gerador de nitrogênio modelo NGM e o seu respectivo reservatório;
  • sistema de aquecimento individual para cada pistola de pintura.

Baseado na tecnologia de membrana, o gerador separa o nitrogênio dos outros gases, passando ar comprimido através de membranas semipermeáveis. O oxigênio, o vapor de água e outros vestígios de gás atravessam facilmente a fibra da membrana e são eliminados através de uma saída permeável, enquanto o nitrogênio é retido na membrana e flui pela saída.

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► Os resultados

Com o novo sistema de geração de nitrogênio on-site aquecido, a empresa teve uma redução de 20% no consumo de tinta, o equivalente a R$714 mil anuais. A expectativa de payback tornou o negócio ainda mais atrativo: no caso, foi necessário menos de um ano para a total recuperação do investimento. Tudo isso sem contar os benefícios adicionais, como custo limitado de manutenção, uma consultoria técnica e serviço de pós-venda que garante sempre o melhor atendimento e os melhores resultados.

Também gostaria de adotar um gerador de nitrogênio industrial on-site para a sua empresa? 

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