Empresas que realizam atividades de pintura conhecem bem os efeitos de “casca de laranja”, uso excessivo de solventes, formação de borras, excesso de VOC (componentes voláteis orgânicos) e o overspray. Tudo isso num processo de pintura pode provocar desperdício de tinta, comprometimento no acabamento dos produtos, e elevados custos com manutenção da cabine de pintura. O chamado empoeiramento do jato excessivamente disperso ainda prejudica a saúde do operador, além de causar poluição atmosférica.
QUAIS AS CAUSAS DO OVERSPRAY E COMO REDUZI-LO?
As principais causas são a pressão de ar inadequada, as variações de temperatura na aplicação, a não utilização de pintura eletrostática e o ar comprimido naturalmente. Devido às moléculas de oxigênio e nitrogênio do ambiente, não é possível a formação de um leque de tinta uniforme.
A solução para minimizar o problema e ser o mais eficiente possível é a substituição do ar comprimido pelo nitrogênio gasoso com pistola eletrostática, que garante mais uniformidade no leque de aplicação e precisão na pintura, reduzindo o overspray e o desperdício de tinta.
MAS O NITROGÊNIO NÃO É MAIS CARO DO QUE O AR COMPRIMIDO?
O investimento inicial sim, mas para que a troca de sistema seja realmente vantajosa, o ideal é que a empresa consiga ter um sistema próprio de geração de nitrogênio on-site, ganhando, dessa forma, em produtividade, economia de tinta, menos manutenção na cabine de pintura e menos gastos com descarte de borras.
E COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE NITROGÊNIO ON-SITE NA PINTURA INDUSTRIAL?
Associamos um gerador de nitrogênio ao sistema de ar comprimido para fazer a separação das moléculas de oxigênio, nitrogênio e outros gases, isolando apenas o nitrogênio. Como a energia elétrica consumida pelo gerador é irrelevante, esse gasto continua sendo exclusivo dos compressores, sem nenhum custo adicional. Nas novas condições, a perspectiva de redução do consumo de tinta varia entre 20 e 25%.
FIQUEI INTERESSADO. POR ONDE COMEÇAR?
O primeiro passo é receber uma visita dos nossos consultores para avaliação do seu sistema de ar comprido e levantamento da demanda de nitrogênio. Assim, verifica-se também a possibilidade de economia pela otimização do sistema e dimensionamento da rede conforme as novas necessidades.
Com todos os cálculos do potencial de economia, fazemos uma proposta personalizada e garantimos sempre um rápido retorno sobre o investimento — comprovado na ponta do lápis!
Bom dia,gostaria de saber mais sobre o nitrogênio é como funciona
Olá, Roberto!
O ar atmosférico é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e o restante são outros gases. Mas como o nitrogênio é gerado, separado do ar atmosférico? Nosso gerador possui membranas semipermeáveis compostas por furos, onde ocorre a filtragem por tamanho molecular, passando apenas as moléculas de nitrogênio para o processo industrial. Portanto é necessário apenas alimentar o gerador de nitrogênio com ar comprimido seco e limpo.
Nesse processo de permeação das moléculas, as gotículas de vapor também são separadas, tornando o nitrogênio extremamente seco (ponto de orvalho de saída de -40°C). Como o nitrogênio é um gás inerte, sem impurezas e seco, o mesmo promove uma pintura de ótima qualidade, uma vez que existirão umidade ou óleo se misturando com a tinta. E, além disso, como o gás N2 não reage com os outros elementos da tinta, o leque de aplicação da pistola é uniforme, reduzindo o overspray, conforme citado no blog.
Qualquer dúvida pode nos contatar. Obrigado!