Garantir a qualidade do ar com sopradores no processo de aeração, fermentação, transporte pneumático e em todo uso do ar em baixa pressão significa utilizar um ar puro e livre da contaminação de óleo. Confira por que esse é um fator fundamental em diferentes processos industriais.

Tratamento de efluentes
No tratamento de efluentes com aeração, as bactérias necessitam de ar para respirar e realizar a transformação de resíduos orgânicos em dióxido de carbono, gás nitrogênio e H2O. Caso o ar utilizado esteja contaminado por óleo, a eficácia de uma ETE pode ir literalmente por água abaixo.

Indústria alimentícia
Na indústria alimentícia, os sopradores são usados para o transporte de materiais como farinha, açúcar, aveia, entre outros, e também em processos de fermentação. Nesse caso, a importância da qualidade do ar se potencializa, já que não pode haver qualquer vazamento de óleo. Se isso acontecer, há risco de contaminação dos alimentos produzidos ou transportados e perda de produção.

Indústria de cimento
A qualidade do ar é importante até no processo de fabricação do cimento, onde um pequeno vazamento de óleo pode aumentar a chance de quebra das máquinas por falta dele, pois conforme a pressão o retentor sofre maior esforço e nos sopradores tri-lobulares não há sensores de pressão e temperatura reduzindo a confiabilidade da máquina.
COMO ASSEGURAR UM AR 100% PURO?
Mesmo sendo uma questão de importância indiscutível, a qualidade do ar nos processos de aeração e no uso de baixa pressão só pode ser garantida por equipamentos que possuem selos e certificações como o ISO 8573-1, também conhecido como Classe Zero.
VOCÊ SABIA?
- A presença de óleo no ar comprimido é o principal parâmetro de qualidade utilizado pela indústria.
- Estabelecida em 1991, essa classificação internacional do padrão ISO 8573-1 foi se tornando cada vez mais exigente com o passar dos anos.
- As certificações são divididas em classes de acordo com a concentração de óleo no ar.
- A atual configuração Classe Zero representa o maior grau de pureza do ar comprimido.
- Um litro de óleo contamina 20.000 litros de água.

Faça um comentário