O calor reaproveitado no processo de compressão do ar, por meio de sistemas de recuperação de energia, pode ser utilizado de diferentes formas pelas indústrias. As aplicações variam de acordo com o segmento. Geralmente estão relacionadas à assepsia de equipamentos e ambientes de trabalho, mas também podem ter utilidade em diversos processos produtivos e aumentar eficiência energética industrial.
Se por um lado o vapor tem como vantagem a capacidade elevada de transportar calor de forma segura, por não ser inflamável, por outro o reaproveitamento de energia através da água quente costuma ser eficaz na economia com combustível térmico, ou seja, aquele que é utilizado para aquecimento. A seguir, veja como os diferentes setores industriais utilizam esses recursos e, assim, se beneficiam com mais eficiência energética.
COMO AS INDÚSTRIAS UTILIZAM A ENERGIA RECUPERADA

#Alimentos e Bebidas
Em processos com laticínios, o vapor e a água quente são utilizados na pasteurização, escaldação e secagem de produtos. Também servem na higienização e esterilização de recipientes de cozimento.

#Química e Petroquímica
São grandes usuárias de vapor superaquecido em estruturas como refervedores e torres de craqueamento. Também aproveitam água quente utilizada nesses processos.

#Farmacêutica
Além de ser utilizado na limpeza e esterilização de equipamentos, como biorreatores e fermentadores, o vapor também é útil aos processos de manufatura dessas empresas.

#Têxtil
O tingimento de tecidos é um processo que utiliza grandes volumes de água aquecida, com temperatura de até 90º. O vapor, por sua vez, é utilizado no tratamento de fibras que, por meio de processos térmicos, ganham mais volumes e resistência.

#Papel e Celulose
Branqueadores, digestores, máquinas de celulose e evaporadores de licor negro são alguns dos equipamentos que utilizam vastas quantidades de vapor.
Além disso, o vapor superaquecido pode ser usado no acionamento de turbinas a vapor. Elas são utilizadas para geração de energia própria ou de outras máquinas e estão presentes em diversas indústrias.
Para reaproveitar o calor gerado na produção de ar comprimido, você precisa ter em mente onde essa energia recuperada será utilizada. É importante se planejar para que o processo seja realmente eficiente. Também pode valer a pena investir no reaproveitamento da água produzida pelo compressor.
Faça um comentário