Quem acompanha diariamente o funcionamento da rede de distribuição de ar comprimido tem um papel fundamental na observação atenta ao funcionamento do sistema.
Sabemos que uma análise mais profunda requer tempo e o olhar criterioso de um especialista, mas alguns sinais devem ser levados em conta para evitar que algo se agrave ainda mais.
Um bom começo é prestar atenção às três situações que listamos a seguir.

PERDA DE CARGA OU QUEDA DE PRESSÃO NO SISTEMA
Em boa parte dos casos, as quedas de pressão na rede de distribuição de ar comprimido podem ser provocadas pela própria configuração da rede, caso existam nela os gargalos que prejudicam a circulação do ar. Outro vilão da perda de carga são os vazamentos, que trazem consequências sérias para a sua conta de energia.

CHIADOS E BARULHOS NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE AR COMPRIMIDO
E por falar em vazamentos, você sabia que os chiados são o principal indício de que seu sistema apresenta esse problema? Esteja com os ouvidos bem atentos para identificá-los e chame um técnico imediatamente, caso perceba um ruído fora do comum.

PRESENÇA DE PARTICULADO NO AR COMPRIMIDO
Tubulações desgastadas e sem a devida manutenção geram detritos que contaminam o ar comprimido que por ali circula, comprometendo tanto a sua qualidade, quanto a qualidade do seu produto final.
Essas partículas costumam ser o resultado da oxidação dos dutos, que se desgastam com a própria passagem do ar e com a formação de condensados.
Para prevenir o problema, vale a pena investir em uma rede de alumínio ou de aço inoxidável. Um bom começo é conhecer as soluções AIRnet Atlas Copco.
Fique atento e, caso encontre alguma dessas situações, procure corrigi-las o mais rápido possível.
Faça um comentário