A energia elétrica responde por 73% dos custos envolvidos no processo de compressão de ar, por isso garantir o cuidado dos seus compressores é uma forma eficaz de reduzir o consumo de energia industrial como um todo.
Veja 5 atitudes que te ajudam a chegar lá.

MANTENHA A PRESSÃO DE GERAÇÃO DE AR SEMPRE ADEQUADA
Uma das primeiras ações a serem tomadas é garantir o controle adequado da pressão no processo de geração de ar. Isso permite identificar se é possível reduzi-la sem prejudicar a produção. Em caso afirmativo, não pense duas vezes: faça a redução aos poucos, de forma gradual e respeitando a pressão mínima para o bom funcionamento do processo fabril.

GARANTA O DIMENSIONAMENTO CORRETO DA SUA REDE DE AR
Você sabia que o dimensionamento correto da rede de ar comprimido tem relação direta com a eficiência energética do processo? Faça os cálculos e assegure-se de contar com a capacidade adequada. Isso minimiza possíveis aumentos de perda de carga, evitando o desperdício de energia.

FAÇA A MANUTENÇÃO PERIÓDICA DO SEU COMPRESSOR E DA SUA REDE DE AR
Assim como a manutenção do compressor de ar é fundamental para evitar possíveis paradas de produção, a manutenção da rede de ar comprimido permite identificar e eliminar possíveis vazamentos na hora certa. Você sabia que um pequeno furo na rede pode gerar um custo adicional equivalente ao valor de um automóvel?

FIQUE DE OLHO NO DESEMPENHO DOS ACESSÓRIOS
Acompanhe o desempenho de seus filtros de linha e garanta sempre sua manutenção adequada. Fique de olho na vida útil indicada pelo fabricante e troque-os no prazo necessário.

UTILIZE O AR COMPRIMIDO DA MANEIRA ADEQUADA
A versatilidade de usos e aplicações do ar comprimido pode dar a entender que ele pode ser usado para qualquer situação. Mas isso não é verdade. Evitar seu uso inadequado, como na limpeza do chão de uma linha de produção, é evitar desperdício de energia.

Faça um comentário