Em busca de mais competitividade, o desafio de qualquer indústria tem sido o uso racional de recursos como água e a energia elétrica. Para as empresas que possuem um sistema de vácuo como elemento crítico da operação, existem medidas simples e efetivas que proporcionam grande economia: sem dúvida, a principal delas é a troca da bomba de vácuo de anel líquido por uma bomba de vácuo de parafuso.
Trata-se da melhor opção em caso de aplicações como:
- Enlatamento.
- Produção de garrafas.
- Embalamento.
- Eletrônica.
- Marcenaria.
- Plásticos.
- Impressão e papel.
ATENÇÃO: Quando a troca NÃO é vantajosa?
1. No caso de indústrias químicas, pois as bombas de anel líquido se comportam melhor no contato com substâncias corrosivas.
2. Em operações com cargas extremas de vapor ou em aplicações com alta tolerância à transferência de líquidos. Exemplos incluem o uso em cervejarias, produção de alimentos e indústria de laticínios.
Se você identificou o seu segmento como indicado para reformular o sistema de vácuo utilizando bombas de parafuso, apresentamos a seguir 8 benefícios dessa troca para apoiar sua decisão:
Sistema de vácuo: 9 vantagens da bomba de parafuso

Elimina o uso de água no processo
Uma bomba de anel líquido pode chegar a consumir 1.400 litros de água por hora. A bomba de parafuso simplesmente elimina essa despesa, tornando o processo mais econômico e sustentável.

Menor risco de parada
Se faltar água, a produção não é interrompida. É mais confiável e segura, portanto.

Economia de energia
Redução de 67% na conta de energia elétrica. Se você optar por adicionar controladores de processo eletrônicos ou VSD (inversor de velocidade variável) da Atlas Copco, as bombas de parafuso podem ser ainda mais econômicas.

Mais sustentável
Além de economizarem água e energia, bombas de parafuso não demandam uma estação de tratamento de resíduos, enquanto a bomba de anel líquido libera efluentes contaminados e exige tubulações e motores para o escoamento.

Menos ruído
Por contar com um motor protegido pela carenagem, a bomba de parafuso libera um ruído de 55 a 75 decibéis, menor que os 90 decibéis médios que a bomba de anel líquido emite.

Mais precisão
Maior controle de vácuo e pressão com painel eletrônico. Os modelos da Atlas Copco contam com um controlador central para eliminar a necessidade de instalação elétrica e hardware de integração.

Maior adaptação
A instalação é feita em um gabinete simples e organizado, demandando uma área pequena. Com motores menores, ocupa 40% a 50% a menos de espaço.

Maior produtividade
A bomba de vácuo de parafuso dissipa menos calor, o que garante 40% a mais de eficiência.

Menor custo de propriedade
O custo de propriedade inclui os custos iniciais de capital da compra da bomba de vácuo, bem como os custos de manutenção ao longo de sua vida útil. No caso da bomba de parafuso, os custos de manutenção podem ser muito mais baixos: além da economia de energia, a frequência de trocas de óleo e o desgaste do equipamento são reduzidos, garantindo disponibilidade máxima.
FAÇA AS CONTAS!
Para empresas atentas às questões de sustentabilidade, a troca para a bomba de parafuso representa um grande ganho e dispensa investimentos em estrutura para tratar efluentes. Além disso, um sistema isento de água chega a economizar quase 1,4 milhão de reais em dez anos!
Conheça nosso portfólio de bombas e acessórios para sistemas de vácuo da Atlas Copco e descubra as soluções ideais para a sua aplicação!

Faça um comentário